As placas de trânsito têm uma grande importância para a segurança viária, sua fabricação depende de materiais e componentes de acordo com as Normas de Sinalização de Trânsito. Assim, eles que irão garantir a durabilidade e a funcionalidade do sinal.
Neste artigo, vamos falar um pouco das placas de trânsito, seus componentes e sua fabricação. Então, continue com a gente e boa leitura!
Em um contexto geral, as placas de trânsito são elementos, apresentados com imagens/pictogramas e legendas, com a função de indicar, alertar e advertir os condutores de veículos e pedestres sobre condições da via.
Os pictogramas e legendas de Placas de trânsito são padrões estipulados pelo Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito e Resolução CONTRAN. Eles são divididos em 3 grupos, assim sendo, Placas de Regulamentação, Placas de Advertência e Placas Indicativas. Além disso, são mais de 100 placas padronizada pelas Normas.
Material de placas de trânsito
Como você já deve ter percebido, as placas de trânsito são feitas em películas refletivas, com algumas variações de durabilidade entre elas, e a chapas/substratos para a aplicação da película.
As películas mais utilizadas para a sinalização das placas de trânsito são:
Tipo I – São também comercialmente conhecidas como “grau técnico ou grau engenharia”. A grau técnico é constituída de microesfera de vidro, indica para frotas de veículos, sinalização temporária, painéis rodoviários, fachada, banners, entre outros, no entanto a película tipo 1 Grau engenharia é constituída de micro prismas, indicada para sinalização viária e obras.
Durabilidade mínima: 7 anos.
Tipo III – São conhecidas como “alta intensidade prismática”, são feitas por micro primas não metalizadas, assim utilizadas em placas de rodovias, sinalização permanente, sinalização de cruzamentos, e outros.
Durabilidade mínima: 10 anos.
Tipo X – São feitas em sua maioria por micro prismas não metalizados, utilizado em longas, médias e curtas distâncias, portanto esse tipo é utilizado em placas de rodovias, sinalização permanente, placas de sinalização aéreas, indicada para curtas, médias e longas distâncias.
Durabilidade mínima: 12 anos.
Tipo IV – Conhecida no mercado como Preto para Legenda. Esse tipo de película não é refletivo, utilizada principalmente para a confecção de legendas para placas de trânsito, como letras, números e pictogramas, quando em processo de película sob película.
Durabilidade mínima: 10 anos.
A escolha do tipo de película varia conforme localização da aplicação sendo a película tipo 1 e 2 indicada para curtas e médias distâncias e a tipo X a película de alta intensidade para todas, de curta a longas distâncias.
Já a imagem do sinal pode ser feita por impressão digital, película sob película ou serigrafia.
É possível fazer a placa pintada, porém existem algumas métricas exigidas pela norma, as tintas utilizadas são: esmalte sintético, fosca ou semi-fosca ou pintura eletrostática. Nas rodovias ou vias de trânsito rápido, não dotadas de iluminação pública, as placas devem ser retrorrefletivas, luminosas ou iluminadas.
Já os substratos mais utilizados para placas de trânsito são:
Aço – Material mais comum utilizado em áreas urbanas (cidades).
Plástico reforçado – Material de alta durabilidade e leveza.
Alumínio – Recomendado para áreas que possuem alto índice de maresia. Material leve.
ACM – Formada por uma camada de polietileno e revestida de metal em ambas as faces. Material de alta durabilidade e leveza.
Madeira – Material aprovado pelas Normas, porém pouco utilizado e baixa durabilidade.
Todavia, podem ser utilizados outros materiais que possuam propriedades físicas e químicas que garantam as características essenciais do sinal, durante toda sua vida útil, em quaisquer condições climáticas, inclusive após execução do processo de manutenção.
Fabricação de placas de trânsito
Então sem mais delongas, vamos falar sobre todo o processo de fabricação de placas.
Imagem da placa de trânsito (Layout)
O primeiro passo para a fabricação de placas de trânsito é o modelo/layout do sinal, quando se fala em placas de advertência e regulamentação, os sinais são padronizados, formados por símbolos e legendas de acordo com a CONTRAN.
Porém, também existem dimensões estabelecidas para cada tipo de placa, devem ser respeitadas conforma passado por Norma.
Para o Layout podem ser utilizados alguns programas que trabalhem com vetores e imagens, tais como, CorelDraw e Illustrator, nele é feito toda a diagramação visual da placa de trânsito.
Impressão, serigrafia e recorte
Nesta etapa temos algumas variantes, pois o sinal pode ser produzido de maneiras diferentes.
Impressão
A impressão digital é o processo de impressão direta sob uma película refletiva branca, nela será impresso todo o sinal.
Contudo para essa impressão é necessário um equipamento próprio de impressão em adesivo vinil e película prismática, um exemplo de equipamento é a Impressora Digital TrafficJet da Avery Dennison, uma das mais procuradas do mercado mundial.
Serigrafia
O processo serigráfico também conhecido como Silk-Scree, consiste em vazar a tinta por uma tela serigráfica (crivo fino) sob pressão, comparado com alta produção é um dos processos de maior custo benefício.
Recorte “Película sobre película”
O nome deste tipo de placa é Película sobre película, para a produção deste tipo de sinalização são feitos vários cortes de películas.
Normalmente com um maquinário com o nome de Plotter de recorte, esta máquina faz o corte preciso de toda a composição da placa, legenda, pictograma e símbolos, orla e demais.
Enfim, estes cortes são feitos a colagem sob o fundo da placa com a ajuda de uma película transparente chamada de transfer.
Laminação – Colagem da película em chapa
Para a finalização de todo o processo de produção de placa de trânsito é feita a laminação, que não é nada mais nada menos do que a aplicação da película/sinal na chapa/substrato.
Para este processo existem equipamentos com rolos que fazer a pressão da película sob a chapa, porem não é necessário utilizar esses maquinários.
Esse processo pode ser feito manualmente com a ajuda de uma espátula ou rolinho de mão aplicador de película.
Confira nosso vídeo de Como adesivar placa de trânsito – Aplicação de sinal impresso em chapa de placa de sinalização
Deve se tomar cuidado para não fazer bolhas. Sendo assim, em caso de ocorrer bolhas de ar entre a película e a chapa, é possível efetuar uma pequena ranhura, de forma abrir um friso que possa retirar a bolha de ar ocorrida no processo.
Agora é só fazer a instalação da sua placa de trânsito. Então, quer aprender mais sobre este processo de instalação de placas? Confira o nosso artigo 3 Passos para instalar Placa de Trânsito.
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