Sua empresa de sinalização quer entrar em um processo de licitação, mas você sabe como funcionam as fases para participar de um processo de licitação? Vem comigo que iremos falar um pouco sobre as fases do processo.
A concorrência no mercado de licitação é bem alta, porem vantajoso para quem consegue fechar o contrato. A cada dia que passa as empresas se tornam mais estratégicas para a participação desse processo.
“Ar t. 2º. As obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações concessões, permissões e locações da Administração Pública, quando contratadas com terceiros, serão necessariamente precedidas de licitação, ressalvadas as hipóteses previstas nesta lei”. (Lei 8.666/93)
A Lei nº 8.666/93, estabelece as diretrizes gerais sobre licitação e contratos, podendo ser ele referente a obras, serviços, publicidade, compras, alienações e locações no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, visando propostas vantajosas, não necessariamente os melhores preços.
A Licitação tem como principais objetivos:
As licitações são apuradas no local onde se situa a repartição interessada. Os prazos e a divulgação variam de acordo com a modalidade de cada.
Dentro da lei 8.666/93 as modalidades de licitação, são:
Podem ser utilizadas, em casos específicos previstos na lei:
A primeira fase do processo é a abertura do edital, ele contém todas as características e informações técnicas para a entrada. A empresa de sinalização precisa estar a tenta a cada detalhe citado neste edital, para evitar falhas.
Junto a isso também é divulgado a data, local e horário das seções de apresentação de propostas, e quais documentações os participantes devem apresentar no processo.
A segunda fase é dada pela habilitação dos licitantes, assim cada participante apresenta a documentação necessária, levando em conta requisitos pessoais, regularidade fiscal e jurídica, qualificação técnica e situação econômica.
Esta etapa é eliminatória, em caso de documentação inadequada, que não atinja as necessidades e solicitações, a empresa de sinalização é impedida de participar.
Esta é a fase para apresentar os lances, assim o órgão público faz a escolha entre as empresas concorrentes.
Nesta etapa, é feito a verificação do produto ou serviço da empresa de sinalização qualificada, se está de acordo com todos os critérios solicitados.
Após a comprovação dos documentos do processo de licitação, de acordo com normas, regras e leis, é dada a aprovação do processo a empresa de sinalização vencedora.
Portanto, quando se fala em processo licitatório sabemos que é um tema complexo, porém aqui você teve uma base. Sendo assim, caso a sua empresa de sinalização deseja entrar em um processo de licitação.
Ressaltamos que é necessário buscar os fundamentos dispostos na Lei nº 8.666/93 que auxiliará na compreensão da operação das licitações e contratos administrativos.
Esperamos ter auxiliado você a ter uma visão geral de todo esse processo, e torcemos para que sua empresa de sinalização seja vencedora.
Precisando cotar produtos para infraestrutura e sinalização viária, pode contar com a Loja Viária. Afinal, você encontra diversos materiais e equipamentos para a sinalização de acordo com as normas regulamentadoras de trânsito.
Descubra as principais tendências globais na sinalização viária, incluindo sustentabilidade, tecnologia inteligente e soluções de…
Saiba como mitigar o impacto ambiental da sinalização viária com soluções sustentáveis que equilibram segurança…
Tenha uma compreensão detalhada sobre a importância, regulamentações e implementação de vagas especiais de estacionamentos.…
Descubra como a manutenção preventiva da sinalização viária contribui para a segurança e eficiência no…
Conheça os equipamentos essenciais para uma sinalização viária eficiente em rodovias, garantindo segurança e organização…
Este Guia - Dispositivos auxiliares: delimitadores de trânsito foi desenvolvido com o intuito de apresentar…
This website uses cookies.