Você está visualizando atualmente Saiba o momento de fazer a manutenção da sinalização viária

Saiba o momento de fazer a manutenção da sinalização viária

Manter a manutenção da sinalização viária é uma tarefa desafiadora de grande importância, pois se trata de segurança e funcionalidade da mesma.

A conservação das ruas e estacionamentos é essencial para garantir a segurança viária, mas quando deve se efetuar a manutenção da sinalização e infraestrutura viária necessariamente? Neste artigo iremos falar um pouco do que prestar atenção e quando fazer esta manutenção da sinalização viária.

Dentro da manutenção da sinalização viária encontramos diferentes setores, podendo ser sinalização horizontal, sinalização vertical, dispositivos auxiliares, redutores de velocidade e pavimento.

manutenpcao-de-sinalizacao-viaria.jpg

Manutenção da Sinalização vertical

As placas de sinalização de trânsito e seus respectivos suportes estão dentro do grupo de sinalização vertical. Esse grupo engloba todos os sinais laterais de pista, também os superiores as vias, eles que transmitem as informações e mensagens para os usuários da mesma.

Placas de sinalização de trânsito

Para as placas de sinalização deve sempre se observar a retrorrefletividade da placa. Ou seja, se ao bater a luz do farol do carro a retrorrefletividade está baixa, é a hora de efetuar a manutenção da sinalização.

Em casos em que a película se encontre soltando da placa, descascando, depredada ou vandalizada, a troca deve ser realizada imediatamente também.

Para os materiais de películas refletivas leva-se em conta uma durabilidade mínima de 7 anos, porém, em todo caso isso pode variar. Essa variação é conforme a qualidade de impressão, tipo de película, se a placa tem overlay (película de proteção) ou não, ou seja, toda a construção da placa.

É importante adquirir as placas de sinalização de trânsito de um fornecedor confiável, que cumpra as normas regulamentadoras de trânsito e seus respectivos materiais. Assim ele garante a qualidade e durabilidade de sua sinalização.

Suportes Fixadores de Placas

Outro ponto a se observar na manutenção da sinalização vertical são os suportes de fixação de placas, tais como postes, pórticos e semi-pórticos, abraçadeiras e similares.

Deve Atender as especificações ABNT NBR – 14.890:2011 – para o suporte e a ABNT NBR – 14.962:201 para projeto e implantação, os suportes devem ser de Aço zincados por imersão a quente conforme a Norma ABNT NBR 6323. Esse processo garante a durabilidade, sem que ocorra a corrosão do equipamento, isso também é exigido para peças fixadoras como, parafusos, porcas e arruelas.

Manutenção da Sinalização horizontal

image-4

A sinalização horizontal é formada pela pintura e demarcação de faixas, pictogramas, legendas e também pelos dispositivos auxiliares como tachas, tachões, calotas.

Demarcação viária

Quando se trata de demarcação viária, deve se observar a visibilidade da demarcação, se as faixas e elementos estão sendo visto facilmente. Em casos onde se tem uma demarcação com microesferas de vidro, deve verificar se a retrorrefletividade das microesferas está retornando aos olhos do motorista de forma funcional.

Para a medição da retrorrefletividade das faixas é possível se utilizar um equipamento chamado retrorrefletômetro, de acordo com a Norma ABNT NBR 16307:2020. Ele indica o quanto de retrorrefletância está apresentando na demarcação viária.

refletivo.jpg

É importante adquirir tintas específicas para a sinalização viária, pois elas foram projetadas para este fim, cumprindo normas de regulamentação de trânsito, e garantindo uma durabilidade da demarcação muito superior.

Dispositivos Auxiliares

Já para os dispositivos auxiliares, ele deve se apresentar intacto, sem quebra em sua estrutura. Em caso de que a peça esteja quebrada, deve se efetuar a troca imediatamente, para que não ocorra acidentes, nem possíveis danos aos veículos que transitam no local.

As lentes dos dispositivos auxiliares também devem apresentar uma boa refletividade, de forma funcional. As do tipo 1 são mais frágeis pois não apresentam nenhuma proteção, assim acabam tendo que efetuar uma troca mais frequente quando comparado com um dispositivo de lente refletiva do tipo 2. Este apresenta antiabrasivo, ou seja, em sua lente existe uma camada protetiva, neste caso a durabilidade acaba sendo muito superior.

O tempo previsto, segundo a Norma 14636, de durabilidade para as lentes refletivas dos dispositivos auxiliares na cor branca são, do Tipo 1 é na média de 12 a 18 meses e para lentes do tipo 2 a média é de 24 a 30 meses.

dispositivos.jpg

Manutenção da Infraestrutura Viária

A infraestrutura viária deve garantir a boa mobilidade dos usuários da via, é essencial que esteja adequada para um bom deslocamento de pessoas e veículos. A pavimentação e seus componentes como lombadas estão presentes neste tópico.

Dispositivos Redutores de Velocidade – Lombada

Para manutenção de dispositivos redutores de velocidades como lombadas, deve sempre se atentar as medidas e deformações da mesma.

Em vias públicas deve acionar o serviço público de trânsito, já para vias privadas deve verificar a funcionalidade de cada redutor. Como por exemplo, lombadas curtas e altas podem danificar os veículos, então é necessário se atentar a isso, para que não dê dor de cabeça depois.

A instalação de lombadas, conforme a CTB, só pode ser feita em último caso para a redução de velocidade. Onde antes de tudo é feito um estudo técnico de engenharia de tráfego no local.

As medidas adotadas a esse tipo de redutor é de:

  • Ondulação transversal tipo A (30 km/h) Tamanho: comprimento de 3, 70m e uma altura entre 8 cm e 10 cm.
  • Ondulação transversal tipo B (20 km/h) Tamanho: comprimento de 1,50 m e altura entre 6 cm e 8 cm.

Existem também as lombadas modulares de borracha, esse modelo você encontra em diversos tamanhos. Para vias públicas é necessário que as medidas estejam de acordo com a normas, conforme citada a cima.

Possuem alta resistência e durabilidade, são de fácil instalação e troca, por serem construídas a partir de módulos, pode ser facilmente trocado apenas o módulo danificado.

Para todo caso de implantação de lombada, a mesma deve ser sinalizada com Placa de Saliência ou Lombada indicando aos condutores a existência dela.

lombadas.jpg

Asfalto Frio

A manutenção do pavimento das vias também é essencial, qualquer buraco que haja na pista pode danificar o veículo que transita no local.

Atualmente existem algumas formas de fazer a manutenção asfáltica, porém a mais prática e eficiente para a manutenção dos buracos em vias é o asfalto a frio. Ele é comprado de forma pronta, sem a necessidade de fazer uma mistura, o saco é encontrado na quantidade de 25kg, apenas é necessário jogar a massa dentro do buraco e assentá-lo de forma a compactá-lo.

Em caso de vias públicas, para a manutenção da sinalização e infraestrutura viária deve se acionar a prefeitura, para que ela possa fazer o estudo do local e efetuar a melhoria e/ou troca da sinalização. Já em caso de vias privadas deve-se acionar o responsável pela manutenção da sinalização e infraestrutura e cobrar pela mesma.

asfalto.jpg

Por fim, a sinalização deve sempre estar em ordem e padronizada, em caso de desacordo com a funcionalidade a troca deve ser efetuada. Essa manutenção da sinalização e da infraestrutura deve ser feita constantemente, para que não haja riscos à segurança do trânsito.

Você encontra tudo isso na Loja Viária, somos um e-commerce especializado em sinalização viária. A mais de 5 anos no mercado, garantindo sinalização de qualidade de acordo com as Normas de regulamentação de trânsito.

As pessoas também estão lendo: Acessórios de sinalização viária, quais são os mais recomendados?