Conheça os principais itens de sinalização para portos.
A sinalização para portos, também conhecida como sinalização náutica, é composta por sinais específicos que tem como finalidade auxiliar a navegação, tornando as viagens mais seguras, fáceis e econômicas.
Sinais sonoros, visuais e radioelétricos fazem parte da sinalização para portos. Sendo assim, estes recursos são essenciais, principalmente para delimitar a área de navegação dos canais e também os espaços destinados às manobras dos navios.
A seguir, conheça os principais tipos de sinalização para portos. Então, continue conosco e boa leitura!
Tipos de sinalização para portos
Entre os principais e mais conhecidos tipos de sinalização para portos estão:
- Faróis;
- Radiofaróis;
- Faroletes;
- Balizas;
- Boias de luz;
- Boias cega;
- Bóias articuladas.
Os faroletes, por exemplo, podem ser observados a uma distância de 10 milhas náuticas, o que corresponde a 18 quilômetros. Por isso, é um tipo de sinalização bastante antiga e que serve para indicar se o navio está realmente na direção correta.
Já as boias tem como finalidade a delimitação. Dessa forma, quando colocadas perto dos portos, elas indicam por onde o navio deve seguir.
Farol mais antigo do Brasil
O farol é um dos principais tipos de sinalização náutica. Sendo assim, você sabe qual é o mais antigo instalado em terras brasileiras? É o Farol da Barra, localizado na capital baiana, Salvador. Afinal, ele foi construído em 1698.
Código Internacional de Sinais (CIS)
Você já ouviu falar no Código Internacional de Sinais (CIS)? Então, ele regulamenta o uso de sistemas de sinalização e permite o envio de mensagens, independente da língua utilizada.
O CIS é formado por 26 diferentes bandeiras alfabéticas quadrangulares. Os sinais dizem respeito, essencialmente, à presença de vida humana no mar e a segurança da navegação.
Uma bandeira amarela com um círculo preto no meio, por exemplo, significa que o marinheiro está “guinando para bombordo”. Sendo assim, já uma bandeira com fundo azul e o desenho de um “X” branco que ocupa todo o retângulo significa que o navio “está parado, sem seguimento”.
Balizamento marítimo
O balizamento é formado por diferentes sinais que servem como guia de navegação. Além disso, o objetivo principal deste tipo de sinalização marítima é:
- demarcar onde estão as áreas de manobra;
- avisar sobre canalizações submarinas;
- indicar águas seguras para navegar;
- alertar sobre a presença de perigos;
- delimitar canais.
De acordo com a International Association of Lighthouse Authorities Lateral System (IALA) ou, em português, Associação Internacional de Sinalização Náutica, o principal objetivo do balizamento é garantir que todos que estejam no mar naveguem com segurança e, independente da nacionalidade, consigam se comunicar.
Assim, o sistema IALA pode ser interpretado de forma universal. Afinal, o melhor: sem ambiguidade. Além disso, são cinco tipos diferentes de sinais que podem ser utilizados juntos:
- Sinais laterais
- Sinais cardinais
- Sinais de perigo isolado;
- Sinais de águas seguras;
- Sinais especiais.
A sinalização náutica e os sinais de comunicação que ela engloba são essenciais para garantir a segurança e a boa comunicação entre todos que estão no mar.
Entre em contato com a Loja Viária
Na Loja Viária você encontra uma ampla variedade de produtos para sinalização. Então, entre em contato conosco e faça um orçamento!