Você está visualizando atualmente Padrões das placas de trânsito: Cor e formato

Padrões das placas de trânsito: Cor e formato

As placas de sinalização vertical de trânsito transmitem mensagens de forma permanente ou variável mediante aos padrões das placas de trânsito: Cor e formato.

Este tipo de sinalização ajuda a fornecer informações sobre a via, permitindo que o usuário possa tomar medidas adequadas em cada situação, aumentando a segurança do local, ordenando e orientando o tráfego.

As placas de sinalização, estão dentro do grupo de Sinalização vertical, onde são padronizadas as suas formas, mensagens, cores e símbolos, obedecendo os Manuais do CONTRAN em legalidade ao CTB (Código de Trânsito Brasileiro).

Placas de regulamentação

As placas de regulamentação transmitem aos usuários as condições, proibições, obrigações ou restrições das vias. De forma geral, elas são redondas, com bordas vermelhas, fundo branco e símbolos pretos. Porém, existem algumas em formato diferente.

Placa de Parada Obrigatória (R-1)

A placa de parada obrigatória é uma placa de regulamentação de preferência de passagem.

O sinal R-1 deve ser utilizado para restringir às situações em que a parada seja necessária, sendo a redução de velocidade insuficiente.

Seu formato é universal, octogonal com fundo vermelho, e esse padrão é definido mundialmente para que qualquer pessoa estrangeira possa entender o seu significado de parada obrigatória.

Seu formato único, octogonal, se deve pela visão, pois de qualquer ângulo você a reconhece, seja reconhecido pela frente ou pelo seu fundo.

Placa Dê a Preferência (R-2)

r-2-de-a-preferencia-300-1

Esta placa, também assinala uma placa de preferência de passagem (R-2), porém ela indica ao condutor dar a preferência de passagem na via em que vai passar ou cruzar. Neste caso, o condutor deve reduzir a velocidade ou parar em casos de veículos na pista que tem a preferência.

Utilizado para controlar o fluxo que vai entrar em uma via com preferência de passagem somente se houver boa Inter visibilidade entre os veículos que se aproximam.

Seu formato é triangular, com fundo branco e borda vermelha

Demais placas de regulamentação

Todas as outras placas padrões de regulamentação são em formado circular, com borda vermelha, fundo branco e símbolos e mensagens em preto.

Elas podem regulamentar estacionamentos, limites de velocidade, trânsito de pedestre e ciclistas, características de veículos, restrições de trânsito, movimentos e sentidos de circulação.

Placas de Advertência

As placas de advertência têm como o objetivo alertar aos usuários da pista quanto a situações perigosas, aproximação de trechos críticos ou obstáculos.

São formadas por mais de 60 sinais, e algumas variáveis, aplicada de acordo com estudos de engenharia, levando em conta os aspectos físicos, geométricos, operacionais, ambientais, estatística de sinistros, uso e ocupação de solo lindeiro.

Placas gerais de advertência

Os padrões levados para as placas e advertência são em formato quadrado, aplicadas na diagonal, sua cor é amarela, com bordas, símbolos e mensagens em preto.

Fora deste padrão, de formato quadrado, existem 3 placas, são elas:

Placa de Sentido Único (A-26a) e Sentido Duplo (A-26b)

Essas duas placas de sentido (A-26a e A-26b) advertem o sentido de circulação da via. Seu formato é retangular de forma horizontal com fundo amarelo, bordas e pictograma preto.

Placa Crus de Santo André (A-41)

O sinal Cruz de Santo André (A-41) apresenta o formato em Cruz, ele adverte o cruzamento da via com linha férrea em nível. Formada com fundo amarelo e traços preto.

Placas com informações complementares

placa-de-advertencia-complementares

Havendo necessidade de fornecer informações complementares aos sinais, devem ser inscritas em placa adicional ou incorporadas a placa principal formando um só conjunto, na forma retangular, admitida a exceção para a placa adicional contendo o número de linhas férreas que cruzam a pista.

As cores da placa adicional devem ser as mesmas dos sinais de advertência, fundo amarelos, com bordas e informações na cor preta.

Placas de indicação

O conjunto de placas de indicação, tem a função de identificar as vias e locais, orientando percursos, destinos, acessos, distancias, serviços auxiliares e atrativos turísticos, podendo também ter como função a educação do usuário.

Placas de identificação

A placas de identificação, posicionam o condutor ao longo do seu deslocamento, ou com relação a distâncias ou, ainda, locais de destino.

Usualmente são produzidas em formato retangular, fundo azul, borda e legenda em branco. Apenas as placas de Identificação de Rodovias e Estradas são em formato diferente.

Placas de identificação de rodovias e estradas

As placas de identificação de rodovias e estradas indicam ao condutor a rodovia ou estrada pan-americana, federal ou estadual em que está transitando.

Seu formato é em símbolo de brasão com a cor de fundo em branco, e legendas, tarja e figura em preto, exceto a legenda da parte interior das placas de rodovias e estradas pan-americanas, que deve ser na cor branca.

Rodovias e estradas pan-americanas – o brasão deve conter a legenda indicativa do país, no caso o Brasil, e na parte inferior o código de identificação da rodovia.

Rodovias e estradas federais – o brasão deve conter na sua parte superior a sigla indicativa do estado e na parte inferior o código de identificação da rodovia.

Rodovias e estradas estaduais – o brasão deve conter o código de identificação da rodovia.

O brasão de identificação pode ser aposto sobre fundo azul e estar associado ao nome oficial da rodovia e/ou ao ponto cardeal relativo ao sentido de percurso, complementando a informação. Nesses casos, a placa deve apresentar forma retangular, com a cor de fundo e da orla externa em azul, e a legenda e orla interna em branco.

Placas de orientação de destino

As placas de orientação e destino apresenta ao condutor a direção a seguir para chegar ao seu destino final, orientando o percurso e/ou indicando distâncias.

No geral, elas apresentam formato Retangular, com fundo verde e suas informações na cor branca.

Em casos de indicação de rodovia, a parte desta legenda deve ser em fundo azul e suas informações em branco, podendo conter o símbolo junto da rodovia citada.

Placas Educativas

As placas educativas têm a função de educar os usuários da via, perante aos comportamentos, adequando e assegurando o trânsito, por mensagens gerais de circulação e conduta.

Apresentam a forma retangular, com a cor de fundo e da orla externa branca, legenda, pictograma, orla interna e tarja na cor preta, exceto o pictograma para pessoas com deficiência, com a cor de fundo azul e sinal na cor branca.

Placas de Serviços auxiliares

As placas de Serviços Auxiliares para condutores e pedestres são compostas por pictograma próprio de cada serviço existente, associado a distancias ou setas direcionais.

Essas placas, indicam os locais de serviços para condutores e para pedestres, alguns exemplos são postos de gasolina, restaurantes, mecânico, parada de ônibus, área e estacionamento, borracharia, pronto socorro, sanitário, hotel, pedágio, aeroporto, heliporto, porto, fiscalização eletrônica, travessias, acessos e outros.

Apresentam a forma retangular, com a cor de fundo e da orla externa azul, as legendas, orla interna, setas e tarjas na cor branca.

Placas de atrativos turísticos

As placas de atrativos turísticos apresentam a existência de pontos turísticos, assim orientando a direção ou identificando locais de interesses.

São elas formadas por pictogramas e legendas próprias de cada atrativo turístico. Seu formato é retangular, com a cor de fundo e da orla externa marrom, as legendas, orla interna, setas e tarjas na cor branca, e os pictogramas conforme Norma (fundo branco e pictograma preto).

Placas de postos de fiscalização

Essas placas identificam a localização ou acesso a polícia rodoviária, posto de pesagem ou fiscalização fazendária.

Seu formato é retangular, com fundo azul, e as legendas, orla interna, setas e tarjas em branco.

Placas de temporárias

As placas de sinalização temporária por sua vez, faz um papel importante para a segurança dos trabalhadores e usuários da obra ou serviço, além de garantir a fluidez do trânsito das áreas afetadas por essas intervenções.

Em sua maioria elas são laranjas, porem tem casos onde a cor utilizada é outra, confira na sequência cada caso.

Sinais de regulamentação: fundo na cor branca, orla e tarjas na cor vermelha e símbolos na cor preta, exceto o sinal R-1 – “Parada obrigatória”, com fundo e orla externa na cor vermelha, legenda e orla interna na cor branca.

Sinais de advertência: fundo e orla externa na cor laranja, orla interna, legendas e símbolos na cor preta.

Sinais especiais de advertência: orla externa e fundo na cor laranja, orla interna, tarja, legendas e símbolos na cor preta.

Sinais de indicação de orientação de destino: fundo e orla externa na cor laranja, orla interna, tarja legendas e símbolos na cor preta.

Sinais de indicação para pedestres ou ciclistas: fundo na cor laranja, tarjas, legendas, orla externa e símbolos na cor preta.

Placas (dispositivos) de sinalização de alerta

As placas de sinalização de alerta, são dispositivos de ajudam a melhorar a percepção de obstáculos na pista, como a mudança brusca do alinhamento horizontal, curvas acentuadas.

Esses dispositivos apresentam as cores amarela e preta, quando sinalizam situações permanentes, e
adquirem cores laranja e preta, quando sinalizam situações temporárias, por exemplo, obras. Conhecidos como:

  • Marcador de Obstáculo;
  • Marcador de Perigo;
  • Marcador de Alinhamento.

Marcador de Obstáculo

O marcador de obstáculo, alerta o condutor quanto a existência de obstáculos que possam afetar a segurança, como vigas, pilares, passarelas, e estruturas próximas a pista.

Apresentadas nas cores preta e amarela quando o uso é permanente e, em situação de uso temporário, nas cores laranja e preta.

Marcador de Perigo

Instalado quando a existência de situações potencialmente perigosas na pista ou próximo a ela, tais como vértice de bifurcação, ilha, refúgio para pedestres, pilar de viaduto e cabeceira de ponte estreita, entre outras.

As faixas são nas cores preta e amarela em caso de uso permanente e, em situação de uso temporário, nas cores laranja e preta. As faixas devem ser retrorrefletivas, exceto a de cor preta, que deve ser fosca.

Seu formato deve ser retangular na proporção de 1:3. Dimensões mínimas: 0,20m x 0,60m para via urbana e de 0,30m x 0,90m para via rural e via urbana de trânsito rápido. A largura das faixas deve ser de 0,10m, inclinadas de 45º.

Marcador de alinhamento

marcador-de-alinhamento

Alerta os condutores sobre alterações no trajeto horizontal de via, mudanças de alinhamento, trechos de curvas, estreitamento de pista, e outros.

O marcador de alinhamento deve ter formato retangular com as dimensões de 0,50 x 0,60m.

Sua imagem é uma seta, onde o fundo é na cor amarela e a seta na cor preta (não refletiva), em caso de uso temporário, utiliza-se as cores laranja e preta.

Conclusão

Os Padrões das placas de trânsito, cor e formato, garantem a eficácia ao serem instaladas, para isso é importante seguir os padrões exigidos pelas Normas Regulamentadoras de Trânsito, assegurando Legalidade, percepção, padronização para o entendimento, clareza e compreensão, visibilidade e legibilidade aos usuários.

Espero que este artigo tenha sido útil a você, e que ajude a tornar nossas vias mais seguras. Sempre que houverem dúvidas, procure as Normas do CONTRAN e confira se sua sinalização segue as Normas de Trânsito Brasileiro.

Encontre placas de acordo com as Normas em nosso E-commerce www.lojaviaria.com.br , materiais de alta qualidade, padrão ABNT.