O pavimento de uma rodovia não é apenas colocar o asfalto e sinalizar, ela passa por várias etapas tão importantes quanto, isso irá garantir a segurança e durabilidade da estrutura final.
Você sabe todas as etapas para a construção de uma rodovia de transporte terrestre? Confira com a gente as etapas para a construção de vias de transportes terrestres do começo até o final.
O desenvolvimento de uma rodovia deve passar por etapas, seguindo normas e padrões. De acordo com isso a rodovia irá apresentar uma alta expectativa de vida e qualidade.
O estudo e o planejamento é o ponto primordial para o andamento, para isso deve ser realizado estudos e planejamento baseado na área e o que irá atender.
Nesta fase inicial são feitos cálculos, análises e estudos de tipos de transportes que passarão por ali, propriedades do terreno e solo, localização, esgoto, drenagem, custos de manutenção rodoviária. Por fim, efetuar a análise de quantidade de frota, volume de tráfego, que será impactado a esta via.
É possível fazer análises de possibilidades de engarrafamentos e trânsitos e qual será a sua função, turismo, área comercial, ária industrial ou militar.
Com todas as análises e estudos concluídos, passamos para a fase 2, essa é a hora de colocar no papel, no projeto é necessário apresentar todas as informações, características necessárias, orçamento de custos e materiais da obra, além de seu desenho técnico.
Neste momento é possível prever obstáculos e problemas a serem enfrentados durante a obra. Sendo assim, com essa previsão é possível criar e desenvolver técnicas de acordo com cada projeto de forma segura e inteligente.
Tendo o projeto em mãos, estamos entrando na fase 3, hora de tira do papel e colocar a mão na massa. Dentro desta fase temos algumas etapas para passar, de forma linear: desmatamento do local, fundação da estrutura, terraplanagem, compactação do solo, pavimentação.
A pavimento apresenta 5 subcamadas, essas formadas por reforço do subleito, sub-base, base, camada de regularização e revestimento. A base e a sub-base que darão ao pavimento a estabilidade, sua espessura varia conforme o estudo e planejamento feito.
Após a adequação da base, é feita a aplicação do asfalto. Essa sendo a camada superior do pavimento. Dessa forma, esse material é compactado por um equipamento chamado rolo compressor, ele que proporciona uma superfície lisa, garantindo uma condução suave dos veículos.
Por fim a Sinalização viária, composta por placas de sinalização e faixas de sinalização de trânsito.
Para todas as etapas é necessário equipe técnica responsável, especializada, tendo assim a segurança para conduzir o projeto de forma correta, seguindo todos os parâmetros técnicas e normas exigentes.
Citamos de forma simples de entendimento, porém cada passo, detalhe, material e equipe técnica é importante para ter sucesso no final da obra. Garantindo assim a funcionalidade e segurança necessária para todos que passarão pela via.
Se gostou deste artigo, leia mais sobre o asfalto frio, o material ideal para pequenos reparos asfálticos, prático e fácil de aplicar. Afinal, em nossa Loja você encontra tintas para demarcação viária, de acordo com as normas regulamentadoras de trânsito, placas de sinalização de trânsito e uma variedade de produtos para a sinalização viária.
Descubra as principais tendências globais na sinalização viária, incluindo sustentabilidade, tecnologia inteligente e soluções de…
Saiba como mitigar o impacto ambiental da sinalização viária com soluções sustentáveis que equilibram segurança…
Tenha uma compreensão detalhada sobre a importância, regulamentações e implementação de vagas especiais de estacionamentos.…
Descubra como a manutenção preventiva da sinalização viária contribui para a segurança e eficiência no…
Conheça os equipamentos essenciais para uma sinalização viária eficiente em rodovias, garantindo segurança e organização…
Este Guia - Dispositivos auxiliares: delimitadores de trânsito foi desenvolvido com o intuito de apresentar…
This website uses cookies.