Placas de advertência de sinalização viária servem para informar os condutores as condições potencialmente perigosas, obstáculos ou restrições existentes na via ou adjacentes a ela, indicando a natureza dessas situações à frente, quer sejam permanentes ou eventuais.
Fixadas em sentido vertical, seu posicionamento deve ser feito em local de boa visibilidade, antecedendo a situação de risco assim alertando o condutor com tempo hábil a perceber a situação, tomando medidas seguras a cada circunstância.
Os sinais de advertência atendem o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), anexo do volume 2. Quer saber e conhecer mais sobre as placas de sinalização de advertência, continue com a gente e boa leitura!
Ao todo, o grupo de placas de advertência de sinalização viária são formadas por sessenta e nove modelos, sem contar com as variáveis existentes, elas indicam os diversos tipos de situações e condições da via, são elas divididas em 12 grupos como: Curvas Horizontais, Interseções, Controle de Tráfego, Interferência de Transporte, Condições da Superfície da Pista, Perfil Longitudinal, Traçado da Pista, Obras, Sentido de Circulação, Situações de Risco Eventual, Pedestres e Ciclistas, Restrições de Dimensões e Peso de Veículos.
Formas e padrões
As placas de advertência, assim como as outras placas Normatizadas, possuem formas e padrões de acordo com as Normas regulamentadoras.
Elas apresentam o formato quadrado, fixados na vertical de forma diagonal, em sua maioria, apenas o sinal A-26a “Sentido único” e A-26b “Sentido duplo” que são no formato retangular e a placas de advertência de sinalização viária A-41 “Cruz de Santo André” que é em formato “X”.
Dentro do padrão de cores das placas de advertência, no geral, o fundo é na cor amarela com o símbolo e a orla na cor preta. Porém tem as variáveis também, que é a placa A-14 “Semáforo à frente” com o símbolo nas cores verde, amarelo, vermelho e preto e a placa A-24 “Obras” que seu fundo se apresenta na cor laranja.
Os tons de cores, por sua vez, também devem seguir os critérios de norma e padrão Munsell:
- Amarelo: 10YR 7,5/14 (Munsell). Fundo e orla externa dos sinais de advertência, foco semafórico de símbolo do sinal A-14.
- Preto: 0,5 (Munsell). Símbolos, tarjas, orlas internas e legendas dos sinais de advertência.
- Verde: 10 G 3/8 (Munsell). Foco semafórico do símbolo do sinal A-14.
- Vermelho: 7,5 R 4/14 (Munsell). Foco semafórico do símbolo do sinal A-14.
Quando existe a necessidade de adicionar alguma mensagem complementar, o formato utilizado é o retangular.
Principais placas de sinalização de advertência
De forma geral, não existe a placa mais importante, pois essa importância varia de acordo com a situação da via. Porém existem as mais utilizadas, aquelas que você encontra e se depara mais vezes em seu trajeto, veja quais são elas:
Adverte o condutor da existência, de um semáforo adiante. É utilizada este sinal quando a percepção do semáforo é comprometida, permitindo assim a percepção para uma reação adequada antes do sinaleiro.
Adverte o condutor da existência de uma parada obrigatória. Sua utilização se dá em situações onde não são atendidas as condições de visibilidade para o sinal R-1 de forma a permitir uma desaceleração segura até a parada.
“Placa de Saliência ou Lombada”
Adverte o condutor da existência, adiante, de saliência ou lombada sobre a superfície de rolamento. Utilizado na existência de lombadas, quando posicionadas ao lado da lombada utiliza-se informação complementar com uma seta indicando.
“Placa de Passagem de pedestres”
Adverte o condutor do veículo da existência, adiante, de local sinalizado com faixa de travessia de pedestres. É utilizada de forma a localizar a existência de passagem pedestre ou faixa de travessia na via.
Adverte o condutor do veículo da existência, adiante, de trecho de via com trânsito de escolares. Este sinal é utilizado nas redondezas de escolas e colégios, em trechos que compões o percurso de escolares.
Adverte o condutor da existência adiante, de uma rua sem saída. É utilizada em entradas de ruas que não possuem saídas, ou seja, sem interligação com outras vias.
E ai, gostou deste artigo? Se quiser conhecer todas as placas de sinalização de advertência entre na nossa página “Placas de sinalização vertical – Parte 2”, que foi feita especialmente para você.
Encontre todos os modelos de placas que seguem as Normas regulamentadoras de trânsito, ABNT e CONTRAN, em nosso site https://www.lojaviaria.com.br/placas-de-transito
Veja também sobre as placas de regulamentação “Conheça os tipos de sinalização viária de regulamentação”.