Você está visualizando atualmente Você sabe como surgiu o primeiro semáforo?

Você sabe como surgiu o primeiro semáforo?

O primeiro semáforo surgiu no ano de 1868, em Londres, mas durou pouco; saiba mais.

A sinalização semafórica é um item que faz parte do cotidiano, principalmente se você é motorista e trafega pelas ruas com certa frequência. Apesar disso, poucas pessoas sabem quando e como surgiu o primeiro. Aliás, você conhece essa história?

A seguir, vamos saber onde foi instalado semáforo “original” e quem fez esta descoberta tão útil até os dias atuais. Afinal, é hora de mergulhar na história. Então, boa leitura!

Primeiro semáforo: instalado em Londres em 1868

Em 2022 completam-se 154 anos da instalação do sinaleiro. Sendo assim, o aparelho foi colocado em Londres, em 1868, mais precisamente em frente ao parlamento britânico onde está localizado o famoso Big Ben. Além disso, era um semáforo ferroviário, diferente do aparelho que se conhece atualmente.

O responsável pela criação do semáforo foi o inglês John Peake Knight. Ele largou a escola aos 12 anos para trabalhar na chapelaria de uma estação de trem. Inteligente, fez a vida por si próprio através de suas qualidades e conhecimentos. Então, mesmo sem continuar os estudos, aos 41 anos Knight era gerente geral de uma linha que ligava Londres a Brighton. 

Na época em que o semáforo foi instalado, Londres apresentava um trânsito caótico. Afinal, apesar do único tráfego constante ser o de cavalo e de pessoas, o trânsito era muito perigoso e já havia matado mais de mil pessoas e ferindo outras tantas. 

Esse semáforo explodiu um ano após instalação

A novidade criada pelo inglês Knight, tão necessária para regular o trânsito de cavalos, acabou explodindo em apenas um ano após a instalação. Dessa forma, para funcionar, era necessário o uso de lâmpadas de gás. Por isso, durante a explosão, guardas de trânsito que estavam operando o semáforo acabaram se ferindo.

Com isso, o semáforo tornou-se inoperante e a ideia ficou esquecida por muitos anos até ressurgir nos Estados Unidos, em 1920. O motivo? A popularização dos automóveis.

Primeiro semáforo no Brasil: instalado no centro de São Paulo

Cerca de 15 anos depois de ter ressurgido nos Estados Unidos, o semáforo chegou ao Brasil. O primeiro aparelho instalado em solo brasileiro, em 1935, estava no Brás, no centro de São Paulo. 

Assim como em outros lugares do mundo, a instalação do primeiro semáforo foi sinônimo de modernidade, tecnologia e segurança para os brasileiros. 

Curiosidade: Qual o nome?

Agora uma pergunta ao amigo leitor: na região de onde você está nos acompanhando, como é chamado esse aparelho de sinalização? Ele é conhecido por este nome? Se sim, saiba que em outros lugares o equipamento recebe nomenclaturas diferentes. É claro que semáforo é um termo universal, mas que tal conhecer um pouco sobre as outras culturas?

No Rio Grande do Sul (e talvez em toda região Sul), o semáforo é chamado de sinaleira. Já em São Paulo o aparelho é conhecido como farol. E no Rio de Janeiro, os cariocas o chamam de sinal. Interessante, não é?

Conheça a Loja Viária

Gostou de conhecer a origem do primeiro semáforo? Você sabia que o primeiro aparelho do Brasil havia sido instalado em São Paulo? Depois de saber mais sobre a história, não esqueça de conhecer a Loja Viária. Entre em contato conosco e faça um orçamento!