O cone flexível para sinalização viária é um dispositivo de segurança que auxilia o controle de tráfego. Além disso, ele é para uso temporário, direcionando e limitando áreas em casos de obras e manutenção de curta duração.
A Norma ABNT NBR 15071 aborda o cone para sinalização viária. Porém, o que este cone tem de diferente para os demais existentes, você sabe? Então, vamos falar um pouco mais sobre essa importante norma para a sinalização viária.
Todos sabemos que a sinalização viária é essencial para manter uma rua, estacionamento e estrada segura. Dessa forma, manter toda a sinalização funcional é obrigação, seja do grupo de placas, demarcação de dispositivos de segurança ou dispositivos auxiliares. Por isso, o uso correto e funcional irá propiciar um ambiente seguro.
O cone de sinalização viária é muito utilizado. Seja em ruas de trânsito de veículos, estradas, e até mesmo áreas e calçadas com fluxo de pessoas.
O que diz a Norma ABNT 15071 do Cone flexível para sinalização viária?
O cone para sinalização viária de acordo com ABNT 15071 é uma peça cônica que apresenta em sua base sapatas de apoio ou algum outro sistema similar a este. Dessa maneira, a sapata permite que em casos de chuva ou vento ela não deslize facilmente na superfície.
O material do cone de sinalização deve ser flexível, pois permite que, em ocasiões em que é aplicado um esforço ou deformação, o dispositivo retornará a sua forma inicial. Por exemplo, uma batida de um veículo sob o cone ou até mesmo o veículo passar em cima do cone. Então, confira essa deformação no vídeo a seguir:
A deformação elástica do Cone de acordo com a Norma 15071 é reversível e desaparece quando a tensão é removida. Já os demais cones apresentam fácil quebra do material, sendo assim um material rígido ou semi-rígido, não normatizado.
Características e requisitos do Cone ABNT 15071
Além da característica principal que é a flexibilidade, o cone para sinalização viária deve ser resistente às variações de temperatura. Dessa forma, sem sofrer deformações significativas e descoloramento intenso.
O cone não pode apresentar defeitos de acabamentos superficiais, rebarbas ou partes cortantes. Além disso, não pode causar danos a terceiros quando abalroado pelos veículos.
A fabricação do cone de sinalização deve ser em peça única, seja corpo e base. Além de apresentar duas faixas refletivas na cor branca, flexíveis para que na deformação essa película adesiva não se quebre ou deforme, o adesivo refletivo deve ser aplicado de forma horizontal em toda a circunferência.
Dimensões do cone flexível
O peso total do cone flexível deve ser entre de 3kg a 4kg, e não pode tombar quando aplicado uma força de 6,0 N sob ele, seu corpo deve apresentar 5 mm de espessura mínima. A altura deve ser de 70cm a 76cm, a seguir veja a imagem para ver todas as medidas de acordo com a Norma ABNT NBR 15071.
O cone flexível de sinalização normalizada é mais duradouro e resistente quando comparado com outro que não atende a Norma. Sendo assim, por este motivo que indicamos você gastar um pouco mais neste tipo de dispositivo de segurança quando for destinado a ruas, estacionamentos e obras viária. No geral, lugares que poderão passar por batidas, assim você terá um produto mais resistente.
Para a sinalização de ambientes internos que não apresentem fluxo de carros e não tenham a necessidade de estar de acordo com as normas, é possível fazer a utilização do cone rígido ou semi-rígido. Pois, mesmo não normalizados eles cumprem com a sua função de sinalizar.
Por fim, se você precisa deste dispositivo de segurança, entre em nossa loja! Afinal, trabalhamos com cones flexíveis de acordo com a Norma ABNT NBR 15071, Cones rígidos, Cones Semi-rígidos, Cones de 50cm, 75cm e 90 cm de altura e cores variadas.
Então já sabe, precisou encontrou na Loja Viária! Encontre isso e tudo que precisa para a sua sinalização viária.