As placas de sinalização servem para orientar os colaboradores trazendo mais segurança aos ambientes. Confira as mais utilizadas.
Em todos os ambientes de trabalho, a segurança é fundamental. Por isso, para manter os colaboradores seguros, as placas de sinalização desempenham uma função de grande importância: a de orientação.
Você sabe como funciona a sinalização dentro de uma indústria e do setor privado? Sabe o que cada cor e símbolo significam? Então, continue com a gente e aprenda a utilizar as placas de sinalização corretas no ambiente de trabalho.
Normas Regulamentadoras de Segurança
Adicionar placas de sinalização aos ambientes de trabalho é uma obrigação prevista em lei. Além disso, os proprietários precisam seguir a legislação para evitar multas e, inclusive, possíveis interdições. Sendo assim, quando falamos de placas se sinalização em ambientes de trabalho, as normas a serem seguidas são:
- NR 26: dispõe sobre a delimitação de áreas, a identificação de tubulações e as marcações em equipamentos de segurança;
- ABNT NBR 7195: dispõe sobre as cores na segurança e a sua importância para evitar possíveis acidentes;
- ABNT NBR 13434: dispões as placas de emergência fotoluminescentes, sinalização contra Incêndio e pânico, obrigatório a utilização em condomínios e empresas.
Cores e símbolos de sinalização
De acordo com a NBR 7195, existem 12 cores que devem ser utilizadas no ambiente de trabalho para distinguir diferentes cenários e orientar os colaboradores. Afinal, as mais utilizadas são:
- vermelho: identifica equipamentos que devem ser utilizados em caso de incêndio;
- amarelo: serve para alertar os colaboradores sobre locais e situações de risco;
- branco: identifica entradas, saídas e sentidos de circulação;
- preto: identifica canalizações inflamáveis e combustíveis;
- verde: mostra equipamentos de segurança que podem ser utilizados em caso de socorro a alguma urgência;
- púrpura: utilizada para identificar perigo com radiação.
Além das cores, a presença de símbolos e palavras também é essencial em placas de sinalização. As três palavras principais para alerta são:
- perigo: utilizada em placas afixadas onde existem substâncias ou situações que coloquem o trabalhador em alto risco;
- cuidado: para situações ou substâncias onde existe médio risco;
- atenção: para ser utilizada onde há riscos leves.
Placas de sinalização indispensáveis na indústria
Algumas placas de sinalização são obrigatórias e devem estar presentes na indústria ou em outros ambientes de trabalho, sejam eles de iniciativa pública ou privada. As principais para são:
- Mantenha o portão fechado: placa bastante utilizada para sinalizar ambientes internos e externos.
- Identifique-se com o porteiro: placa para orientação de visitantes na entrada da empresa ou condomínios.
- Acesso restrito aos funcionários: utilizada para delimitar os ambientes e informar sobre a proibição de passagem para pessoas de fora da empresa.
- Atenção: portão eletrônico: serve para orientar sobre a presença de um portão eletrônico e também sobre o perigo caso ele seja acionado.
- Parada obrigatória: utilizada em empresas onde há fluxo de veículos na parte interna.
- Saída de emergência: placa fotoluminescente para ser identificada com ou sem a incidência de luz, utilizada para indicar as saídas.
- Velocidade máxima permitida: indica a velocidade permitida para tráfego dentro da empresa. Disponível com limites de velocidade diferentes.
- Banheiro feminino e masculino: para orientar sobre o acesso aos banheiros.
- Placa Extintor (fotoluminescente): Indica a localização do extintor de CO², Espuma, Água pressurizada, Água, Gás Fe ou pó químico.
Conheça a Loja Viária
Está precisando adquirir placas de sinalização para a sua empresa ou estabelecimento comercial? entre em contato conosco! contamos com uma infinidade de placas, alarmes e adesivos que deixarão o seu ambiente de trabalho mais seguro. Faça um orçamento sem compromisso!