A principal finalidade da Semana Nacional de Trânsito é conscientizar a população sobre a importância de boas práticas no trânsito. Valorizando ações do cotidiano e visando a participação de todos para o alcance da segurança viária. Dia 25 de setembro celebra-se o Dia Nacional do Trânsito. Na mesma data em que se promulgou, por meio da lei nº 9.503, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) no ano de 1997.
Este ano as ações acontecem entre os dias 15 a 25 de setembro/2021.
Semana Nacional do Trânsito
Segundo uma entrevista feita pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária com o presidente do Sistema CNT (Confederação Nacional do Transporte), Vander Costa. “A segurança no trânsito é tema central na atuação das instituições. “O SEST SENAT forma, treina e cuida da saúde dos motoristas profissionais no Brasil. E motoristas bem preparados são peça central de um trânsito seguro. Além disso, desenvolvemos estudos técnicos e, a partir deles, a CNT atua junto ao Poder Público para que se aprimorem as condições da infraestrutura rodoviária, para promover mais segurança no trânsito brasileiro.” ressalta o presidente da CNT.
A responsabilidade é de todos, do pedestre ao motorista. Existem meios e canais que podemos estudar as leis de trânsito gratuitamente, visando a segurança própria e dos demais. No site do Detran conseguimos ter acessos a simulados com perguntas e respostas sobre as leias e segurança no trânsito. Então vale a pena tirar um tempinho e testar seu conhecimento.
Faça a sua parte para um trânsito seguro
Preparamos um infográfico com algumas dicas do que não fazer ao dirigir. Pode parecer simples e corriqueiro estas pequenas práticas, porém são importantes para a segurança no trânsito.
Estatísticas do trânsito Brasileiro
O último dado de mortes ocorridas no Brasil, disponibilizado pelo Ministério da Saúde e compilados pelo OBSERVATÓRIO. Registrou em 2019, 31.945 vidas perdidas. Destas, 11.435 foram de motociclistas e 84% do sexo masculino. Esse é o número mais baixo desde 2001.
Vários são os fatores que estão fazendo o total de mortes por sinistros de trânsito diminuírem ano após ano no Brasil. Entre eles, a conscientização mobilização da sociedade com a causa.
O desrespeito com as leis de trânsito não prejudica apenas uma pessoa. Pois na maioria dos casos de acidentes sempre a mais de uma vitima envolvida. Apenas um pode colocar em perigo a vida de todos.
Para promover a segurança no Trânsito no dia a dia:
• Devemos como condutor:
– Conhecer e respeitar as leis de trânsito;
– Usar sempre o cinto de segurança e cobrar que todos os passageiros também utilizem;
– Respeitar os demais motoristas, pedestres e ciclistas, que são os mais vulneráveis no trânsito;
• Já o pedestre consciente deve:
– Ser prudente e atencioso em seus deslocamentos;
– Atravessar sempre na faixa de pedestre ou local seguro e apropriado;
Leia mais sobre a sinalização de trânsito neste artigo Maio amarelo.
Onde comprar produtos para sinalização de trânsito? Confira a maior loja do Brasil, Loja Viária!