AUTOR: PORTAL BRASIL
Imagine nunca mais esquecer a CNH em casa e ter que voltar para buscar. Ou andar correndo risco de ser parado sem a mesma. Este dia está prestes a chegar, pois a CNH-e já está disponível para os motoristas que tem a CNH com QR Code e celulares com sistema Android.
O app ainda é uma versão de demonstração, o Governo informa que em fevereiro de 2018 será o lançamento oficial, a aí sim todos os sistemas operacionais dos celulares poderão obter o aplicativo.
A solução digital foi desenvolvida pela SERPRO, juntamente com o DENATRAN e o Governo Federal. O Documento terá o mesmo valor jurídico que o impresso, a diferença será a facilidade e a segurança para os usuários, Além disto o app armazenará todos os dados do documento original, como foto e informações do motorista. E ainda será possível compartilhar via email e ou WhatsApp .
Já em caso de perda ou roubo do celular, os usuários desta modalidade terão que fazer o bloqueio junto ao Denatran.
Até aqui tudo certo, mas como faz para solicitar?
Vamos lá!
Para solicitar a CNH-e, como dito anteriormente, é necessário que o motorista tenha a habilitação com QR Code e se cadastrar no portal de serviços do Denatran. A partir disto o cadastro será ativado através de um link que será enviado no email informado no cadastro, em seguida é só criar o número de identificação pessoal com quatro dígitos que servirá como acesso posteriormente ao documento digital.
Enfim, este é um pequeno passo dado pelo governo em relação a tecnologia, e mobilidade urbana, pois ninguém merece ter que voltar para casa só porque esqueceu a carteira não é mesmo?
Além disto segue na Câmara dos Deputados o projeto que extingue a multa para quem esquecer a CNH.
Segue o link para um vídeo explicativo: https://goo.gl/Eq5tHu
Por enquanto vamos ficando por aqui, aguardando maiores informações sobre tais tecnologia e aprovações do Governo Federal.