Você sabia que as Microesferas são utilizadas na Segurança das Rodovias?
Se você está se perguntando o que é Microesferas, chegou no lugar certo. Certamente ao passar pelas rodovias, ruas, ciclovias e calçadas, em algum momento você deve ter visto elas sem perceber!
A microesfera é uma pequena esfera de vidro e é aplicada juntamente as tintas de demarcação viária. Mas qual a finalidade desse material? Vamos lá, sobretudo elas atuam como uma lente que recolhe a luz do farol dos automóveis, e que por sua vez, reflete em direção ao condutor.
A princípio, hoje as Microesferas de vidro classificam-se pela sua esfericidade, limpeza e uniformidade de tamanho, que garantem uma qualidade superior de retrorrefletividade. Além disso, temos as especificações que são exigidas pelas normas da ABNT e você pode encontrar na NBR 16.184:2013. Porém, explicaremos aqui um pouco mais sobre os tipos e classificações, são eles;
Tipos de Microesferas:
Tipo I-A: São aplicadas juntamente com às massas termoplásticas, de modo a permanecerem internas à película aplicada. Permitem a retrorrefletividade apenas após o desgaste dessa película pela ação do tráfego, quando então as microesferas de vidro tornam-se expostas.
Tipo I-B (PREMIX): São pré-misturadas à tinta pouco tempo antes da sua aplicação, de modo a permanecerem internas à película aplicada. Permitem a retrorrefletividade apenas após o desgaste desta película pela ação do tráfego, quando então as microesferas de vidro tornam-se expostas.
Tipo II-A (DROP-ON ou DG-12): São aplicadas por aspersão, concomitantemente com a tinta ou termoplástico de modo a permanecem na superfície da película aplicada. Permitem assim a imediata retrorrefletividade, uma vez se encontram expostas às luzes dos faróis.
Tipo II-B: São películas angulares que devido ao seu formato irregular proporcionam a área demarcada um efeito antiderrapante. Sua composição, principalmente em sílica, recebe tratamento hidrofugante que repele a água, e por não absorver umidade, conserva suas características e permanece aderida à película aplicada.
Tipo II-C: Tem característica igual a do Tipo II-A, porém, suas microesferas por serem um pouco maiores, resultam numa retrorrefletância inicial, superior.
E na pratica?
São vários tipos não é mesmo? Mais calma que a utilização vai de acordo com a ocasião (conforme a descrição) que sera aplicado juntamente com a tinta. Na maioria dos casos utilizamos apenas duas, são elas: Tipo 1-B mais conhecida como PREMIX e a Tipo II-A conhecida por DROP-ON. Quer ver na pratica como funciona? Assista o nosso vídeo 😉
As microesferas são de extrema importância na sinalização viária, ela é eficaz na segurança das estradas e a sua aplicação pode ser feita manualmente ou por máquinas viárias. O resultado é surpreendente!
Precisa comprar Tinta ou Microesferas? Acesse o nosso link e compre no maior centro de vendas de produtos para demarcação viária!
Click aqui – Loja Viária
Ainda tem dúvidas sobre as Microesferas ou outros produtos de engenharia viária? Faça uma pergunta nos comentários, que respondemos!